Expomar e IFC Brasil divulgam datas para 2026

Compartilhar

Dois dos principais eventos dedicados à pesca e à aquicultura no país já têm data marcada para 2026. A 3ª edição da Expomar será realizada de 24 a 26 de junho, em Itajaí (SC), enquanto a 8ª edição do International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil) ocorrerá de 02 a 04 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR). Ambos se consolidam como espaços de referência para debates estratégicos, apresentações técnicas e geração de negócios que movimentam toda a cadeia produtiva do pescado na América Latina. Comercialização de espaços está aberta.

A Expomar e o IFC Brasil destacam-se pela importância estratégica para a promoção da aquicultura sustentável, o fortalecimento da cadeia de valor do mercado de peixes e a promoção de negócios inovadores. A expectativa é de que as edições de 2026 seja ainda mais grandiosa, com uma programação voltada para os desafios e oportunidades do setor pesqueiro, além de fortalecer o papel do Brasil como líder mundial na Economia Azul, que envolve todas as atividades econômicas relacionadas aos recursos naturais da água, como a pesca e a aquicultura.

Para os expositores, tanto a Expomar quanto o IFC Brasil representam uma vitrine estratégica de alto impacto, capaz de impulsionar vendas imediatas e abrir novas frentes de negociação ao longo de todo o ano. A diversidade de públicos presentes - desde aquicultores, pescadores, armadores, profissionais do setor, indústrias de processamento, fornecedores de tecnologia, instituições financeiras, pesquisadores, gestores públicos e compradores internacionais — cria um ambiente ideal para demonstração de produtos, lançamento de inovações, prospecção de clientes e consolidação de parcerias comerciais. Além disso, a presença de delegações estrangeiras, lideranças governamentais e grandes players do mercado fortalece o potencial de internacionalização, ampliando o alcance das marcas e facilitando o acesso a novos mercados.

Expomar 2026: Um evento que destaca a Economia Azul

A Expomar 2026 será realizada em Itajaí (SC) de 24 a 26 de junho, e promete ser mais um grande marco para o setor pesqueiro. Em 2024, o evento ultrapassou a marca de R$ 60 milhões em negócios gerados, reunindo mais de 4.000 inscritos e mais de 60 expositores. Realizada a cada dois anos, a ExpoMar é o maior evento de pesca e maricultura do Brasil e, a cada edição, se firma como a principal vitrine de novas tecnologias, inovações e tendências para o setor. Em 2026, a Expomar sedia ainda a 2ª edição do Simpósio Catarinense de Piscicultura. O Estado de Santa Catarina já é o quarto maior produtor de pescados do Brasil.

O evento tem como objetivo reunir os principais players do mercado pesqueiro, com uma programação de painéis e palestras voltados para temas como sustentabilidade, transformação digital na pesca, eficiência energética, linhas de crédito e gestão de recursos pesqueiros. Além disso, a Expomar se destaca pela sua forte conexão com a gastronomia, com espaços como o Corredor do Sabor e a Cozinha Show, que promovem o uso de pescados locais e valorizam a cultura gastronômica de diversas regiões do Brasil.

Em 2024, o evento também marcou um grande passo para a valorização do protagonismo feminino no setor, com a realização do Encontro Mulheres das Águas Empreender, que reuniu mulheres empreendedoras e líderes do setor pesqueiro. Este encontro é um espaço de troca de experiências e aprendizado, visando fortalecer a presença da mulher no setor pesqueiro e maricultor.

IFC Brasil 2026: Consolidando a liderança no setor de pescados

Em 2026 o IFC Brasil 2026 chega à 8ª edição. Em 2025 o evento atraiu mais de 2.500 participantes de todo o Brasil e do exterior. Realizado no Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), o evento será mais uma vez um marco de inovação, negócios e aprendizado. O IFC Brasil se consolidou como um dos maiores eventos da cadeia produtiva do pescado da América Latina, reunindo empresários, pesquisadores, autoridades governamentais, organizações do setor e grandes players da indústria pesqueira.

Durante três dias de intensa programação, o IFC Brasil promove debates sobre o futuro da aquicultura, apresenta soluções tecnológicas para o aumento da produtividade e da sustentabilidade na pesca, e possibilita uma ampla troca de experiências entre os participantes. Além disso, a Fish Expo, que acontece simultaneamente ao congresso, é um grande espaço para a realização de negócios, com mais de 100 expositores de tecnologias, equipamentos e serviços para a indústria pesqueira e aquícola.

Em sua edição de 2025, o evento contou com um grande destaque para as inovações tecnológicas apresentadas por empresas do setor, incluindo o lançamento de novas tecnologias para o processamento de pescados, além de apresentar soluções para a sustentabilidade da aquicultura, um dos maiores desafios da indústria nos dias atuais. O IFC Brasil também se destacou por seu papel na integração das diversas partes da cadeia produtiva do pescado, desde os produtores rurais até os grandes centros de comercialização e exportação.

O ex-ministro da Pesca e presidente do IFC Brasil, Altemir Gregolin, destacou que, para a próxima edição, o evento trará ainda mais oportunidades para o desenvolvimento do setor, reforçando o papel do Brasil no mercado global de pescados e alimentos sustentáveis. Além disso, Eliana Panty, CEO do evento, afirmou que o foco será, mais uma vez, no fortalecimento da cadeia de valor do pescado, com a geração de negócios que promovam um maior consumo de peixe no mercado interno e externo.

Oportunidades de negócios e inovação

Com um número crescente de participantes, expositores e conferencistas internacionais, ambos os eventos em 2026 deverão ser uma plataforma ainda mais robusta para negócios, parcerias estratégicas e inovações tecnológicas. Empresas de diversos segmentos, como processamento de pescado, engenharia de aquicultura, tecnologias de monitoramento, equipamentos de pesca, sistemas de cultivo sustentável e biotecnologia, estarão presentes para apresentar suas soluções inovadoras, consolidando o Brasil como um hub de inovação no setor pesqueiro.

Para promover o crescimento contínuo da produção e consumo de peixe, eventos como a Expomar e o IFC Brasil são essenciais para posicionar o Brasil como um exemplo global de sustentabilidade e desenvolvimento econômico no setor da Economia Azul.

As edições de 2026 do IFC Brasil e da Expomar já estão sendo preparadas para oferecer ainda mais oportunidades de conexão e negócios para todos os envolvidos no setor de pesca e aquiculturaa. Seja você um empresário, um técnico ou um pesquisador, esses eventos são a chance de se atualizar sobre as últimas tendências do setor, expandir seu network e impulsionar seu negócio para o futuro. Portanto, se você deseja estar na vanguarda da inovação e sustentabilidade, marque já na sua agenda as datas de 24 a 26 de junho para a Expomar e 02 a 04 de setembro para o IFC Brasil de 2026.

Empresas e organizações interessadas em expor suas marcas, serviços e tecnologias já podem solicitar cotação para participação nas edições de 2026. A abertura antecipada do processo permite que as empresas garantam melhores condições comerciais, escolham áreas estratégicas dentro das feiras e planejem suas ativações com maior tranquilidade. A recomendação é que os expositores antecipem sua reserva para assegurar presença em dois dos eventos mais relevantes da cadeia do pescado no Brasil.

Contato Comercial: Eliana Panty (48) 99980-4920

panty@pantyassessoria.com.br

REALIZAÇÃO

IFC

Correalização

Sindipi Prefeitura de itaja Univali Fundep

Patrocínio

Governo de Santa Catarina Caixa Econmica Federal Ministrio da Pesca e Agricultura Banco do Brasil FIESC FAESC SENAR BRDE Sebrae Nauterra

Apoio

Abipesca Acaq Epagri Conepe Instituto Federal Santa Catarina Peixe BR UFSC