Ritual do corte de atum, apresentação do “rei vermelho”, participação de ex-MasterChef e paella gigante marcam 2ª edição da ExpoMar
Experiências gastronômicas e sensoriais- como a corte de um atum gigante, apresentação do “rei vermelho” por um ex- Masterchef e paella gigante- coroam os três dias de programação da EXPOMAR 2024. O evento realizado de 09 a 11 de julho, no Centreventos Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí-SC, se consolidou como a vitrine da aquicultura e pesca, reunindo players, especialistas do setor e agora também produtores artesanais, chefs e amantes da boa mesa.
Com a inclusão da gastronomia no eixo da ExpoMar 2024, a organização do evento visa conectar a cadeia produtiva de ponta a ponta- do pescador/produtor ao consumidor final - e estimular o aumento do consumo das proteínas provenientes da água.
RITUAL DO CORTE DE ATUM- no primeiro dia (09 de julho) a empresa Rei do Mar Pescados, de Navegantes/SC, convida um sushiman do restaurante Brava Sushi e o especialista em qualidade de pescado César Calzavara para o ritual de corte de um atum Mebachi Maguro, também conhecido como Big Eye ou Bati, inspirado na cerimônia tradicional japonesa KAITAI.
A empresa atua da captura à distribuição de atum fresco para atacado e varejo, consolidando-se como a maior distribuidora deste pescado no Sul do Brasil. As embarcações atuneiras realizam a pesca a mais de 450 km da costa de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, conseguindo alcançar a qualidade do atum de águas profundas e geladas. Saiba mais: Instagram / Site
APRESENTAÇÃO DO REI VERMELHO- No segundo dia, 10 de julho, a Cordeiro Pescados- que conta com o primeiro barco-indústria brasileiro dedicado à pesca de camarão-carabineiro, apresenta a iguaria do fundo do mar ao lado ex-masterchef Victor Hugo Garcia.
O chef amador participou da cozinha mais famosa do país, o Masterchef Brasil, na 5ª temporada do reality gastronômico, em 2018. Na Cozinha Show da ExpoMar, promete mostrar por que o carabineiro é conhecido como o “camarão mais gostoso do mundo”. Com gosto intenso de mar e coloração avermelhada vibrante, a espécie chega até 35 centímetros de comprimento.
A captura (pesca por arrasto) é realizada a uma distância de 100 milhas da costa - 185,2 quilômetros- entre 700 e 800 metros da superfície, onde a temperatura fica entre 5 e 10 graus.
A embarcação Cordeiro de Deus E foi construída em Itajaí e conta com uma câmara frigorífica no porão, onde os camarões são processados, embalados e ultracongelados a bordo - permanecendo armazenados até a chegada ao cais quando são descarregados prontos para venda ou consumo. Saiba mais: Instagram / Site
PAELLA E SEMANA DO PESCADO- A programação gastronômica da ExpoMar fecha com o preparo da paella gigante no dia 11 de julho. O público degusta o tradicional prato de origem espanhola preparado com frutos do mar e outros ingredientes locais. A receita que leva diferentes insumos - camarão, peixes, mariscos e moluscos - sintetiza o propósito do evento, que é unir em um só preparo todos os elos da cadeia da pesca e aquicultura.
A Semana do Pescado 2025 será lançada na ExpoMar, no dia 11 de julho, às 17h.
CORREDOR DO SABOR- A ExpoMar também apresenta o Corredor do Sabor, área exclusiva para empresas que produzem/processam pescados, entre outros negócios que valorizam insumos locais e a biodiversidade. Foram convidadas sete empresas/projetos: Bottarga Gold, Campo ao Copo, Grupo Freguesia, Keylex Alimentos, Projeto Macroalgas (Senac/ SC), Truteria e Vô Augusto. O espaço terá apresentação, degustação e comercialização dos produtos.
https://expomar.com.br/noticia/29/expomar-apresenta-area-dedicada-a-gastronomia-e-biodiversidade-de-peixes-e-frutos-do-ma
As cervejarias artesanais Green Coast e Alzira, ambas de Itajaí, também são presença confirmada nos happy hours, nos três dias de Expomar, das 18h às 21h.
Realização, patrocínio e apoio
A ExpoMAR é promovida pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil com a correalização do SINDIPI - Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, Univali - Universidade do Vale do Itajaí, Fundep - Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e prefeitura de Itajaí-SC.
Tem o patrocínio do Secretaria de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Caixa Econômica Federal, Ministério da Pesca e Aquicultura, Governo Federal, Banco do Brasil, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e Faesc/Senar Santa Catarina.
A ExpoMar tem o apoio da Abipesca - Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, ACAQ – Associação Catarinense de Aquicultura, Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Conepe - Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Peixe BR - Associação Brasileira da Piscicultura e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).