BRDE apoia ExpoMAR 2024, evento referência no setor da pesca em SC

Compartilhar

Com o objetivo de impulsionar a cadeia produtiva e incentivar os projetos e iniciativas do setor da pesca, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) é um dos apoiadores da ExpoMAR 2024. A feira é considerada a mais expressiva do Brasil na área de pesca industrial, maricultura e logística, com foco na sustentabilidade e produtividade do setor.

“A participação do BRDE no evento reforça o compromisso do banco com o desenvolvimento regional e com o suporte aos setores produtivos que geram oportunidade, renda e empregos no Sul do Brasil", afirma o presidente do BRDE, João Paulo Kleinubing.

Kleinubing ainda destaca a importância da indústria pesqueira para a economia do estado: “A pesca e a maricultura desempenham papéis cruciais na economia de Santa Catarina. O litoral catarinense é um dos maiores produtores de pescados e crustáceos do Brasil e, além disso, a maricultura gera empregos e contribui para a diversificação econômica”.

Santa Catarina figura entre os principais produtores de peixe do Brasil. A produção de tilápia, principal espécie cultivada no Estado, ocupa o quarto lugar no ranking nacional - em 2022 foram produzidas cerca de 42 mil toneladas.

Geração de emprego e renda

O setor da pesca responde pelo emprego e renda de 31,2 mil famílias em Santa Catarina: 3 mil deles atuando como profissionais e o restante (28,2 mil) na prática da piscicultura de subsistência - amadores.

O diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos do BRDE, Mauro Mariani, ressalta a importância do apoio realizado pelo banco no intuito de impulsionar o desenvolvimento local. “Esses investimentos promovem a sustentabilidade e a competitividade econômica, beneficiando tanto os produtores quanto a comunidade em geral”, pontua.

O evento

A ExpoMAR promove debates e palestras sobre os principais obstáculos e oportunidades para o setor. O evento vai reunir pescadores, armadores, maricultores e indústria pesqueira entre os dias 09 a 11 de julho de 2024, no Centreventos Luiz Henrique da Silveira em Itajaí/SC. Especialistas nacionais e internacionais apresentarão os mais recentes avanços em temas como Gestão de Recursos Pesqueiros, Economia do Mar e a Pesca no Brasil, Plano espacial marinho, sinergias e conflitos, desafios e estratégias para elevar a competitividade e sustentabilidade da indústria de processamento de pescado e Mudanças Climáticas e os efeitos sobre a disponibilidade e o comportamento dos estoques pesqueiros e na maricultura.

Entre as principais novidades desta edição está a inclusão da piscicultura no eixo do evento, que ganhará um dia a mais de programação para englobar o setor, além da ampliação da área da feira em 40% e a aposta na gastronomia para apresentar a diversidade da produção pesqueira catarinense.

Realização e apoio

A ExpoMAR é promovida pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil com a correalização do SINDIPI - Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, Univali - Universidade do Vale do Itajaí, Prefeitura Municipal de Itajaí-SC e da Fundep - Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação. Tem o patrocínio do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), Banco do Brasil, Secretaria de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Ministério da Pesca e Aquicultura e Faesc/Senar Santa Catarina. Entidades como ACAQ – Associação Catarinense de Aquicultura, Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Abipesca - Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, Peixe BR - Associação Brasileira da Piscicultura e Conepe - Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura, são apoiadoras da realização do evento.

REALIZAÇÃO

IFC

CORREALIZAÇÃO

SINDIPI Univali FUNDEP Município de Itajaí

PATROCÍNIO

Banco do Brasil
BRDE
Caixa
Faes Senar
Fiesc
Gomes da Costa
Secretaria Executiva Aquicultura e Pesca de Santa Catarina
Ministério de Pesca
Município de Itajaí
SEBRAE

APOIO

Abipesca
Associação Catarinense de Aquicultura
CONEPE
EPAGRI
Instituto Federal de Santa Catarina
PEIXEBR
Universidade Federal de Santa Catarina

EXPOSITORES

100% metais
Coqueiro
Cresol
Deyu
Electra
Equipesca
GL máquinas e equipamentos
Indústria Naval Catarinense
LXZ equipamentos para pesca
Grupo Marquinho
Mazzaferro
Onixtec
Prime Volvo
Rádio naval
Reintjes
Trevisan
Trutteria
Viamare