BRDE apoia ExpoMAR 2024, evento referência no setor da pesca em SC

Compartilhar

Com o objetivo de impulsionar a cadeia produtiva e incentivar os projetos e iniciativas do setor da pesca, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) é um dos apoiadores da ExpoMAR 2024. A feira é considerada a mais expressiva do Brasil na área de pesca industrial, maricultura e logística, com foco na sustentabilidade e produtividade do setor.

“A participação do BRDE no evento reforça o compromisso do banco com o desenvolvimento regional e com o suporte aos setores produtivos que geram oportunidade, renda e empregos no Sul do Brasil", afirma o presidente do BRDE, João Paulo Kleinubing.

Kleinubing ainda destaca a importância da indústria pesqueira para a economia do estado: “A pesca e a maricultura desempenham papéis cruciais na economia de Santa Catarina. O litoral catarinense é um dos maiores produtores de pescados e crustáceos do Brasil e, além disso, a maricultura gera empregos e contribui para a diversificação econômica”.

Santa Catarina figura entre os principais produtores de peixe do Brasil. A produção de tilápia, principal espécie cultivada no Estado, ocupa o quarto lugar no ranking nacional - em 2022 foram produzidas cerca de 42 mil toneladas.

Geração de emprego e renda

O setor da pesca responde pelo emprego e renda de 31,2 mil famílias em Santa Catarina: 3 mil deles atuando como profissionais e o restante (28,2 mil) na prática da piscicultura de subsistência - amadores.

O diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos do BRDE, Mauro Mariani, ressalta a importância do apoio realizado pelo banco no intuito de impulsionar o desenvolvimento local. “Esses investimentos promovem a sustentabilidade e a competitividade econômica, beneficiando tanto os produtores quanto a comunidade em geral”, pontua.

O evento

A ExpoMAR promove debates e palestras sobre os principais obstáculos e oportunidades para o setor. O evento vai reunir pescadores, armadores, maricultores e indústria pesqueira entre os dias 09 a 11 de julho de 2024, no Centreventos Luiz Henrique da Silveira em Itajaí/SC. Especialistas nacionais e internacionais apresentarão os mais recentes avanços em temas como Gestão de Recursos Pesqueiros, Economia do Mar e a Pesca no Brasil, Plano espacial marinho, sinergias e conflitos, desafios e estratégias para elevar a competitividade e sustentabilidade da indústria de processamento de pescado e Mudanças Climáticas e os efeitos sobre a disponibilidade e o comportamento dos estoques pesqueiros e na maricultura.

Entre as principais novidades desta edição está a inclusão da piscicultura no eixo do evento, que ganhará um dia a mais de programação para englobar o setor, além da ampliação da área da feira em 40% e a aposta na gastronomia para apresentar a diversidade da produção pesqueira catarinense.

Realização e apoio

A ExpoMAR é promovida pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil com a correalização do SINDIPI - Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, Univali - Universidade do Vale do Itajaí, Prefeitura Municipal de Itajaí-SC e da Fundep - Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação. Tem o patrocínio do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), Banco do Brasil, Secretaria de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Ministério da Pesca e Aquicultura e Faesc/Senar Santa Catarina. Entidades como ACAQ – Associação Catarinense de Aquicultura, Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Abipesca - Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, Peixe BR - Associação Brasileira da Piscicultura e Conepe - Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura, são apoiadoras da realização do evento.

REALIZAÇÃO

IFC

Correalização

Sindipi Prefeitura de itaja Univali Fundep

Patrocínio

Governo de Santa Catarina Caixa Econmica Federal Ministrio da Pesca e Agricultura Banco do Brasil FIESC FAESC SENAR BRDE Sebrae Nauterra

Apoio

Abipesca Acaq Epagri Conepe Instituto Federal Santa Catarina Peixe BR UFSC