O Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, assegurou apoio integral à realização da segunda edição da ExpoMar, programada para os dias 09, 10 e 11 de julho, em ItajaÃ-SC. O envolvimento do Ministério na ExpoMar se dá pela relevância que o evento tem a nÃvel nacional, por ser o maior evento de pesca e maricultura do Brasil e agora, também, Incorporando a piscicultura. O presidente da ExpoMar, Altemir Gregolin, reuniu-se com André de Paula nesta terça-feira, 14 de maio, em BrasÃlia.
Para a ExpoMar, o MPA enviará uma equipe de profissionais e Secretários para contribuir nos debates, realizar discussões sobre as polÃticas públicas e sobre as ações da pasta, frente à s necessidades do setor pesqueiro e aquÃcola brasileiro.
O MPA integra vários painéis durante o congresso da ExpoMar 2024. Entre eles, destaque para as polÃticas públicas para o desenvolvimento sustentável da pesca, o sistema de ordenamento e o fomento da atividade pesqueira. Um segundo painel trata da estatÃstica pesqueira no Brasil: estratégias, metodologias e resultados. As discussões englobam ainda as exigências legais para a produção na piscicultura, quais os documentos e de quem é a responsabilidade pela emissão.
Outro painel que integrará o congresso e terá a participação do MPA, trata do desenvolvimento da maricultura no Brasil, avanços e desafios. Ainda na maricultura, será discutido o reordenamento da atividade, resultados alcançados e próximas ações. Os debates envolvem ainda o programa molubis: polÃtica e alternativas de qualificação, depuração e resultados alcançados (programa de rastreabilidade de ostras).
Altemir Gregolin, presidente da ExpoMar, destaca que, a confirmação da participação do Ministério da Pesca e Aquicultura no evento, testemunha a importância que o evento adquiriu já na primeira edição, registrando uma participação significativa de profissionais do setor, pescadores, maricultores e empresários. "Para a segunda edição ampliaremos a feira em 50%, teremos três dias de evento e integraremos a piscicultura na feira e no congresso". Gregolin destaca ainda a área gastronômica, com corredor do sabor, Cozinha Show e a maior paella do Brasil, buscando atrair empresas do varejo e food service. "A participação do Ministério da Pesca e Aquicultura confirma a grandiosidade da ExpoMar e a perspectiva de crescimento do evento nesta e nas próximas edições", afirma.
Realização e apoio
A ExpoMAR é promovida pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil com a correalização do SINDIPI - Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaà e Região, Univali - Universidade do Vale do ItajaÃ, Prefeitura Municipal de ItajaÃ-SC e da Fundep - Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação. Entidades como ACAC – Associação Catarinense de Aquicultura, Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Abipesca - Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, Peixe BR - Associação Brasileira da Piscicultura e Conepe - Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura, são apoiadoras da realização do evento.