ITAJAÍ, SC – No coração da maior zona pesqueira do Brasil, o Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI) comemorou seu 44º aniversário no dia 29 de abril. A celebração foi marcada pelo lançamento da segunda edição da ExpoMAR e do inovador Observatório da Pesca SC.
Agnaldo Hilton dos Santos, presidente do SINDIPI, destacou a importância do evento: "Hoje celebramos a trajetória do nosso sindicato e damos um grande passo adiante com o lançamento da ExpoMAR e do Observatório da Pesca SC. Ambos são fundamentais para fortalecer nossa indústria, fornecendo dados cruciais para o desenvolvimento sustentável e para a promoção de práticas inovadoras em nossa atividade."
A ExpoMAR, a ser realizada nos dias 9, 10 e 11 de julho, tem o propósito de expandir fronteiras do setor pesqueiro e aquícola propondo discussões e caminhos para a sustentabilidade do setor. Neste ano, além da pesca e da maricultura, o congresso amplia as discussões para a piscicultura, refletindo a posição de Santa Catarina como o quarto maior produtor de tilápia do Brasil. "Estamos ampliando nossa feira e nossa programação para três dias, no qual teremos mais expositores, mais visitantes, uma programação mais robusta e a inclusão da piscicultura, área de grande potencial de crescimento", explicou Altemir Gregolin, presidente da ExpoMAR.
Gregolin enfatiza ainda a importância do evento: "A ExpoMAR é um importante ponto de encontro do povo das águas, de todos aqueles que são comprometidos com a produção de um alimento saudável, seguro e sustentável. Estamos ampliando nossa agenda para abordar questões críticas como as mudanças climáticas e o impacto sobre a pesca e aquicultura, as estratégias e ações para o desenvolvimento da nossa economia azul, bem como temas relacionados ao crédito, inovações tecnológicas, rastreabilidade e certificação, gestão pesqueira e aquícola, sanidade e biossegurança. Esperamos não só debater esses temas, mas também apresentar inovações que podem transformar a indústria."
Além do congresso, a segunda edição da ExpoMAR inclui Feira de Negócios 40% maior em relação à primeira edição, Corredor do Sabor e Cozinha Show e uma atração inédita: durante a Expomar será servida a maior paella do Brasil, difundindo assim a culinária com frutos do mar. O evento abre o palco ainda para o lançamento da Semana do Pescado 2024, uma iniciativa que visa incentivar o consumo de pescados no Brasil.
O público da ExpoMar inclui profissionais do setor, empresários, estudantes, piscicultores e pescadores para discutir inovações, desafios e o futuro do setor. As inscrições para a ExpoMAR são gratuitas e devem ser realizadas no site do evento: expomar.com.br
Realização e apoio
A ExpoMAR é promovida pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil com a correalização do SINDIPI - Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, Univali - Universidade do Vale do Itajaí, Prefeitura Municipal de Itajaí-SC e da Fundep - Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação. Entidades como ACAC – Associação Catarinense de Aquicultura, Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Abipesca - Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, Peixe BR - Associação Brasileira da Piscicultura e Conepe - Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura, são apoiadoras da realização do evento.