Desafios e estratégias para a competitividade e sustentabilidade da indústria e da cadeia do pescado

Compartilhar

O primeiro Fórum Internacional da Pesca e Seminário da Maricultura será realizado nos dias 29 e 30 de junho no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira em Itajaí - SC.

Na programação da ExpoMAR, que vai reunir mais de 40 especialistas, estão temas como a “Economia do Mar e a Pesca no Brasil, Plano espacial marinho, sinergias e conflitos” com a participação da Marinha do Brasil. Serão abordados ainda “Desafios e estratégias para a pesca e maricultura no Brasil”, em um painel que vai reunir MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura), Entidades da Pesca Industrial, Artesanal e Maricultura.

No painel dos CEO`s de empresas, "Desafios e estratégias para elevar a competitividade e sustentabilidade da indústria de processamento de pescado" contará com a presença do presidente da ABIPESCA – Eduardo Lobo e de lideranças de empresas como Gomes da Costa, Camil, Frescatto, entre outras. O tema Financiamento e crédito para a pesca e aquicultura integra painel sobre "Políticas e condições de acesso" com representantes do MAPA – Ministério da Agricultura - Plano Safra , BNDES e Márcio Barbero – Inovações em Finanças Privadas para a pesca e aquicultura - FIAGRO.

Altemir Gregolin, Presidente da ExpoMAR destaca que “O propósito da ExpoMAR é discutir os temas que são realmente importantes para o futuro do setor e contribuir para um desenvolvimento sustentável e competitivo da Pesca e Maricultura. Precisamos pensar grande e no longo prazo”, ressaltou.

O assunto “Rastreabilidade e Certificação do Pescado” reunirá especialistas da FAO, do GS1 e a experiência de Rastreabilidade e Certificação na Pesca Artesanal no Paraná com o SISBI. O painel abordará a relevância da rastreabilidade e da certificação para o acesso ao mercado. “A rastreabilidade surgiu devido à necessidade de saber a localização de determinado produto na cadeia logística. Este conceito representa a capacidade de recuperação do histórico, da aplicação ou da localização de um produto por meio de uma identificação única do produto, da captura, do vínculo e do compartilhamento de informações em todos os processos de negócios, uma exigência do mercado internacional e brasileiro”, desta Eliana Panty – Diretora da Expomar.

Os padrões de identificação da GS1 Brasil (GTIN, códigos de barras, entre outros), são utilizados no mundo inteiro e garantem visibilidade de ponta a ponta em toda a cadeia de suprimentos. As empresas podem acompanhar a trajetória e a exata localização de seus produtos, a qualquer momento, uma ferramenta necessária para todas os setores, especialmente do pescado, que exige um controle de qualidade e baixas temperaturas ao longo do processo até a mesa do consumidor, finaliza Panty.

Sustentabilidade e mudanças climáticas

Um dos painéis mais aguardados trata de “Mudanças Climáticas e os efeitos sobre a disponibilidade e o comportamento dos estoques pesqueiros e na maricultura”. O painel contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais como Doris Soto, do Chile. Dóris é Cientista sênior, com histórico comprovado de trabalho na pesca e aquicultura. Especialista em sustentabilidade de sistemas alimentares aquáticos, Segurança Alimentar, Desenvolvimento Sustentável, Serviços ecossistêmicos, Biodiversidade e implicações das Mudanças Climáticas para sistemas aquáticos vai apresentar um completo overview sobre os efeitos das mudanças climáticas nos oceanos e na vida marinha. Forte profissional de pesquisa com PhD em Ecologia focado em Ecologia Aquática pela San Diego State University- UC Davis, programa conjunto de doutorado em Ecologia virá do Chile para o Fórum Internacional ExpoMAR.

“Tendências e desafios do mercado nacional de pescado: Perfil, padrões e estratégias para elevar o consumo” será o tema do painel que contará com Roberto Butragueno Revenga – Retail Vertical Director Nielsen Brasil e Meg Felipe – Médica Veterinária Sanitarista - Diretora Comercial do Carrefour.

Eliana Panty – Diretora da Expomar destaca o crescimento do setor de aquicultura e maricultura como alternativa à demanda global por proteínas mais sustentáveis e como maior segurança alimentar. “De acordo com a análise do relatório ‘Global Aquaculture Market 2020-2030 by Nature, a aquicultura global vai sofrer um grande desenvolvimento durante o período, mas em diferentes áreas, se comparado às últimas décadas. O mercado deverá ser impulsionado pela rápida urbanização, aumentando a renda disponível, bem como a crescente conscientização sobre origem do alimento. Consumidores mais exigentes devem regular a oferta de produtos com maior rastreabilidade e certificações”.

A ExpoMAR – pesca, maricultura e logística, é promovida pelo IFC Brasil - International Fish Congress & Fish Expo Brasil. Tem a correalização da Fundep (Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências), SINDIPI, (Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região) e Univali (Universidade do Vale do Itajaí). O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) patrocinam o evento. A ExpoMAR recebe o apoio de instituições como o Ministério da Pesca, Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Itajaí, FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), Abipesca (Associação Brasileira da Indústria de Pesca), Conepe (Conselho Nacional de Estudos Pesqueiros), Fepesc (Federação dos Pescadores de Santa Catarina), Rumar (Instituto Rumo ao Mar), Instituto Federal de Santa Catarina, UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

O acesso é gratuito mediante credenciamento no site. VAGAS LIMITADAS. Veja a programação completa no site www.expomar.com.br

REALIZAÇÃO

IFC

CORREALIZAÇÃO

SINDIPI Univali FUNDEP Município de Itajaí

PATROCÍNIO

Banco do Brasil
BRDE
Caixa
Faes Senar
Fiesc
Gomes da Costa
Secretaria Executiva Aquicultura e Pesca de Santa Catarina
Ministério de Pesca
Município de Itajaí
SEBRAE

APOIO

Abipesca
Associação Catarinense de Aquicultura
CONEPE
EPAGRI
Instituto Federal de Santa Catarina
PEIXEBR
Universidade Federal de Santa Catarina

EXPOSITORES

100% metais
Coqueiro
Cresol
Deyu
Electra
Equipesca
GL máquinas e equipamentos
Indústria Naval Catarinense
LXZ equipamentos para pesca
Grupo Marquinho
Mazzaferro
Onixtec
Prime Volvo
Rádio naval
Reintjes
Trevisan
Trutteria
Viamare